domingo, julho 10, 2011

AS MULTIPLAS FACES DA EDUCAÇÃO - Da gestão à Sala de Aula











QUERIDAS AMIGAS.....

No dia 27/06/2011 iniciamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pedagogia.

O subprojeto da Pedagogia tem o objetivo de inserir as alunas no contexto em que irão atuar, buscando sua formação integral. Partindo do entendimento que o docente desenvolve as atividades pedagógicas como docente na sala de aula e também é reconhecido como um importante ator social, fazendo suas análises críticas e reflexivas sobre os problemas vivenciados no contexto educacional.

O PIBID Pedagogia 2011 inicia suas atividades com muita felicidade, vontade e perspectivas de construir de acordo com nossas vivências no contexto escolar, visões éticas, políticas e profissionais.


Agradecemos aqui nossa Coordenadora Cristiane e as Supervisoras Ana Maria e Zaia.

Evelyn Soares
Discente, Representante e Pibidiana
4ºPeríodo Pedagogia
Universidade Federa de Alfenas

12 comentários:

  1. É muito bom fazer parte desse projeto, tenho certeza que será muito importante para minha formação. Abraços!
    Lucélia

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em fazer parte do PIBID, ver como é a pedagogia na prática!!
    Abraços para todas vocês!

    Chris

    ResponderExcluir
  3. Nós da Escola Tereza Paulino estamos felizes com a presença das meninas do PIBID...aprenderemos muito com vcs...
    bjos Zaia

    ResponderExcluir
  4. Até q enfim consegui postar um comentário.... rsrsr...tbém estou muito feliz em participar do pibid, concerteza aprenderemos muitoooo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde meninas...na última reunião estávamos conversando sobre motivação...o que leva o aluno a perder o interesse pelos estudos.Achei interessante postar este pequeno texto pra refletírmos:"A falta de motivação atinge muitos alunos e é uma grande inimiga do aprendizado e pode ocorrer por diversos motivos e cabe a nós, professores, tentar revertê-la. Claro que o aluno também tem seu compromisso, mas é comum o aluno sentir-se desmotivado e deixar de responder de forma efetiva ao que lhe está sendo proposto.
    Uma das causas desse problema é a perda da auto-estima, que ocorre quando o aluno começa a enfrentar os primeiros desafios . Se acaso não se sair bem ou se seu desempenho ficar aquém do esperado (ou do que ele espera de si mesmo) ele passa a nutrir sentimentos de inadequação e derrota que pouco a pouco minam sua auto-estima e auto-confiança, fazendo com que se julgue incapaz de aprender e qualquer esforço que faça nesse intuito será inútil, desgastante e sem qualquer retorno.
    Ante as dificuldades o aluno começa a julgar-se incapaz e literalmente “desiste” de aprender, paralisado pelo medo do fracasso. Imagino que caiba a nós um papel expressivo na retomada das responsabilidades por parte do aluno, através da recuperação da auto-estima e da auto-confiança.
    Cabe ao professor mostrar ao aluno o grande progresso apresentado até ali e também assinalar com formas de facilitar seu rendimento e fixar a matéria, bem como incorporar o que aprende à sua rotina, pois tudo o que é detectado pelo nosso cérebro como inútil ou de pouco uso é rapidamente deletado para dar espaço a outras informações consideradas de maior valia."

    ResponderExcluir
  6. Concordo Zaia... temos que pensar em um projeto de motivação para os alunos, auto- estima e confiança, acredito mesmo que seja esse o principal problema, embora, não tenha idéia de por onde começar....

    ResponderExcluir
  7. Fazer com que o processo de ensino-aprendizagem seja concreto para o aluno é necessário que o trabalho docente faça parte de um conjunto de elementos que o propicie, por isso o comentário da Zaia é completamente pertinente e que eu somente acrescentaria a necessidade da participação de toda escola, comunidade e família neste trabalho em busca do objetivo central da educação que é formar o aluno para o viver bem , ou seja, conhecer a nossa cultura e fazer parte da construção da mesma.

    ResponderExcluir
  8. È, estamos diante de um grande desafio.Desafio esse que deve ser superado mediante a motivação por parte dos professores pois o que se nota é que a maioria também se encontram muito desmotivados.Portanto essas ``consideraçôes de maior valia´'devem ser o ponto de partinda para chegarmos sim á busca do resgate á auto-estima e auto-confiança de ambas as partes professor-aluno.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Concordo Zaia, porém me questiono se os professores estão preparados para enfrentar essas dificuldades.
    No meu modo de vista, estamos em uma comunidade onde os alunos têm pouca convivência com seus pais, e veêm na escola e na figura do professor talvez uma oportunidade de lhes chamar a atenção para algo que não esteja ocorrendo bem em sua vida fora desse ambiente.
    Os desafios no aprendizado, nos dias atuais vão para além dos muros da escola, e cabe a nós tentar decifrá-los.

    ResponderExcluir
  11. O grande desafio sugerido, embora eu não tenha nenhuma idéia de como resolvê-lo é buscar meio de "chamar a atenção do aluno" pois como a Zaia disse, "tudo o que é detectado pelo nosso cérebro como inútil ou de pouco uso é rapidamente deletado para dar espaço a outras informações consideradas de maior valia"... eles vão sempre querer aprender e saber mais daquilo q prendem a atenção deles, não adianta tentar impor conteudos, teorias, gramaticas nas quatros horas e meia q eles estão na escola, se isso não for atraente o suficiente pra q se desenvolva também fora dela, pois o tempo lá fora é muito maior e as influências são muitas...

    ResponderExcluir